sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Após marcha, juventude Sem Terra se reúne com secretaria Estadual de educação em São Luís


Os cerca de 300 jovens que participam do 2° Encontro Estadual da Juventude do MST do Maranhão, realizaram na manhã desta segunda-feira (25/08) uma marcha nas ruas de São Luís, rumo à Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
A principal reivindicação do Movimento é a construção de escolas de ensino médio no campo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 37% da população maranhense vive no campo, em total abandono de políticas públicas.
A pauta entregue à Seduc e debatida durante mais de duas horas de reunião, declara a urgência na construção de 26 escolas de ensino médio distribuídas em 14 municípios, para que as comunidades vizinhas também sejam atendidas.
“Nós não temos nenhuma escola, nem mesmo um barraco para ter aulas. Mesmo quando saímos do campo, não somos atendidos pelo município”, disse a jovem Dandara, de 15 anos e moradora do Assentamento Vila de Fátima, no município de Coelho Neto (MA).
Durante os dias 22 a 25 de agosto, a juventude Sem Terra maranhense de 6 regionais do Estado estiveram reunidos na capital São Luís, debatendo a Reforma Agrária popular, como também o papel da juventude na sociedade de classe. Os jovens participaram também de momentos lazer e discutiram a demanda do ensino médio no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário